17.8.13

Petar - Fotos


Descendo com muita empolgação
A equipe.

Bacon
Piscina Natural



Fafá de Bélem


Bira, Nosso Guia


Rapha, fotógrafa oficial da Turma.








Aqui era o lixo, dos nossos amigos primitivos, que viveram nessas cavernas











Frio jamais....hahaha


E para fechar com chave de ouro, o Pastel de Carne Seca da Zeni.


Petar - Parque Estadual Turístico Alto da Ribeira (a Saga)


Olá, pessoal!!!!

Fim de semana passado, a essa hora eu estava com meus colegas de faculdade, em um lugar encantador, que nem da para acreditar que é de verdade. O PETAR.
Visitamos também o Quilombo de Ivoporanduva, mas esse fica para outro post.

O que saber sobre o Petar?

É uma das unidades de conservação mais importantes do Mundo, considerada Patri
mônio da Humanidade, reconhecida pela Unesco, chique não?!!!
Tem a maior aérea preservada de Mata Atlântica no Brasil, e com mais de 300 cavernas, mas poucas são abertas para visitação, se não me engano apenas 12 podem ser visitadas, poucas né?!

O Parque e dividido em 4 Núcleos:

Núcleo Santana (onde visitamos)

É o núcleo principal de visitação, localizado no vale do rio Betari, o lugar é lindo, conta com as Cavernas, Água suja (essa eu não fui, confesso que fiquei com medinho, pois tem que atravessar a caverna com água até o pescoço, não sou tão radical, hahaha), Morro Preto, Santana e Couto, fora a piscina Natural deslumbrante e a Cacheira do Couto, enfim os atrativos são diversos.

Núcleo Ouro Grosso

Situado no bairro da Serra (Vale do Betari), conta com um centro de Educação Ambiental para o desenvolvimento de atividades junto à comunidade local e a rede escolar, além do atendimento aos grupos que executam trabalhos de interpretação ambiental, possuindo um pequeno museu com utensílios tradicionais da região. Nesse núcleo situa-se a caverna Ouro Grosso, que é considerada por muitos espeleólogos, uma das mais difíceis do parque a ser concluida, devido a sua formação. Também faz parte desse núcleo a Caverna do Alambari de Baixo, a qual você passa por uma trilha dentro do rio na Caverna.

Núcleo Caboclos

É o que possui menor infra-estrutura, havendo apenas um espaço para montagem de barracas, dois banheiros e dois chuveiros. Não há pousadas, bares nem energia elétrica, portanto não há banho quente. Além disso, há poucas cavernas próximas ao núcleo, sendo que as trilhas para a maioria delas são longas e extenuantes, explicando por que este é o núcleo menos visitado do PETAR. Mas essa falta de estrutura é muito bem compensada com lindas cavernas, paisagens muito bem preservadas além de se ter a verdadeira sensação de estar isolado da civilização.
 Esse Núcleo apenas para os beeem radicais.
Curiosidade: a Caverna do Teminina, localizado no Caboclos tem uma trilha que leva um dia inteiro para percorrer.

Núcleo Casa de Pedra

Nele se encontra a caverna Casa de Pedra que possui o Maior Pórtico do Mundo, com 215 metros de altura, citada no Guinness.





 O Parque realmente ainda precisa de incentivo do Governo, isso não temos dúvidas, algumas coisas ainda são "precárias", mas os profissionais que lá trabalham tentam passar para nós a melhor experiência possível, com muita dedicação, conhecimento e paixão por tudo aquilo, é admirável e lindo de se vivenciar.
Acredito que todos deveriam ter a honra de pelo menos uma vez na vida de conhecer um local como o Petar, rico em historia, cultura e natureza deslumbrante que só o nosso Brasil pode ter. Até me emociono. hihihi....



25.6.13

Olá, meus caros!!!!

Quanto tempo hein, a vida andou agita. Mas agora volto com força total, com novidades incríveis, agora além de falar sobre um assunto saboroso que é a culinária, o antigo blog Gente que Gastronomiza, virou Sabor e Viagem, pois a partir de agora todos irão embarcar na minha nova vida de Turismóloga, vou tentar mostrar um pouquinho do Turismo e da Gastronomia para vocês, esses dois mundos tão fantásticos, que se ligam lindamente. Espero que gostem!

<3 br="">